top of page

Qual a melhor idade para aprender um instrumento?


Essa pergunta é corriqueira entre os pais e alunos que vão começar a estudar, e já direto ao ponto digo que não, não existe a melhor idade. Porém antes que você saia dessa publicação, eu vou explicar algumas coisas importantes para quem está começando. Então leia até o final que isso pode ser muito útil para você.


Vamos dividir o post em 2 partes, nessa primeira parte vou falar referente ao começo das aulas das crianças, depois na segunda parte falamos sobre os adultos.


Qual a melhor idade para uma criança aprender um instrumento?


Para uma criança que nunca teve alguma experiência musical, seja o pai ou a mãe que saiba tocar ou cantar, aulas de musicalização infantil... para esse perfil de criança o ensino musical pode acontecer quando a criança começa a ler e escrever, por volta dos 7 anos de idade. Por falar nisso, quando a criança aprende um instrumento nessa fase de alfabetização o aprendizado acontece muito mais fácil. matéria da revista Crescer (Globo): https://glo.bo/2VqQ5tC


Não há nenhuma objeção com idades superiores a essa.


É importante lembrar que o aluno deve aprender com profissionais qualificados, que irão extrair o máximo potencial da criança.



Qual a melhor idade para um adulto aprender um instrumento?


Aqui o assunto muda.

Caso você seja adulto, não existe uma idade máxima ou mínima, não existe idade ideal, o que precisa é dar o primeiro passo. Querer aprender...

Muitos alunos que estudaram quando eram criança e depois de uma certa idade se acham incapazes, ou sem potencial para continuar a aprender. De fato depois de uma certa idade temos dificuldades, temos que gerir o tempo, trabalhos e atividades. Porem isso não pode ser empecilho.


Lembre-se, "o seu maior desafio está dentro da sua cabeça. Coordenação motora é treinável, teoria musical é explicável, percepção e praticável, porem se você colocar na sua cabeça que não da certo, será impossível aprender qualquer coisa".





Aproveite hoje estamos aqui para lhe ajudar.

Agende sua aula experimental pelo WhatsApp: https://bit.ly/3fnaYNu



Até o próximo post. Danilo Soares - Violão e Guitarra