top of page

REHARMONIZAR UTILIZANDO OS SUBV7



Olá tudo bem? Você já ouviu falar no acorde SubV7 ou substituto do dominante?


Então vamos lá aprender como esse acorde pode mudar seu som e te destacar na hora de reharmonizar uma música.


Antes de continuar gostaria de lembrar sobre a escola Mais QI. Nossa escola oferece para você os melhores cursos de música, com profissionais qualificados que vão te ajudar desde o mais básico até temas avançados. Não importa qual seja sua escolha, ser um músico profissional ou um hobista, nos podemos ajudar. Clique no link abaixo e saiba mais... https://bit.ly/WhatsAppMaisQI



Bom vamos direto ao ponto que isso é o que importa! o substituto dominante é um acorde que vai substituir o dominante principal em questão lembrando que qualquer acorde do campo harmônico pode receber um dominante, sendo assim, para podermos exemplificar, vamos utilizar a tonalidade de Dó ( C7M ) maior. O acorde de C receberá uma função tônica (estabilidade). Desta forma, lembrando do campo harmônico, o dominante para o acorde de C&M será o Sol com a sétima menor (G7). Até aqui definimos apenas qual acorde iremos substituir (G7) agora precisamos entender a estrutura desse acorde. Acordes dominantes possuem:


O acorde G7 é formado pelos seguintes intervalos:

G - R B - 3M

D - 5J

F - 7m

O que faz os acordes dominantes na música popular atual ser tão importantes são os trítonos. Mas o que seria isso afinal?

É um intervalo de 3 tons que ocorre dentro do acorde. Aqui no G7 o trítono acontece entre as notas B (3M) e F (7m). Vai lá, eu espero você contar... Viu?


Esse intervalo pode ser analisado de outras formas também, como uma 4 aumentada, ou uma 5 diminuta e ele gera em nossos ouvidos uma sensação de desconforto, nos obrigando a ir para o próximo acorde. Beleza, agora você me pergunta onde tá o tal SubV7 ai nessa coisa?


Então o que que acaba acontecendo o substituto dominante ele possui o mesmo trítono do acorde "original" porem com os polos invertidos....


Repara aqui no quadro ao lado que no acorde de G7 tínhamos o B como terça Maior e o F como sétima menor. Agora no acorde de SubV7 teremos o F como terça Maior e o B como sétima menor. Agora a única coisa que precisamos fazer é preencher os acordes com as notas restantes no caso a Raiz (Db) e a 5J (Ab), e tá ai a mágica (Shaz