Afinal de contas, Existe ou não existe E# e Si#

Atualizado: 2 de ago.


Olá pessoal tudo bem?


Estou eu aqui novamente para falar sobre um tema um pouco quanto, polemico... Afinal existe ou não existe E#(sustenido) ou B#, será que existe Fb ou Cb? Bom antes de começar a ler deixa ai nos comentários o que vc acha?... Eu espero?... Colocou?...


Uma das primeiras coisas que ouvimos quando começamos a tocar um instrumento é que não existem as notas E# e B# e consequentemente as notas Fb (bemol) e Cb.



Antes de continuar gostaria de lembrar sobre a escola Mais QI. Nossa escola oferece para você os melhores cursos de música, com profissionais qualificados que vão te ajudar desde o mais básico até temas avançados. Não importa qual seja sua escolha, ser um músico profissional ou um hobista, nos podemos ajudar. Clique no link abaixo e saiba mais... https://bit.ly/WhatsAppMaisQI




E essa afirmação está correta, o intervalo entre essas notas é conhecido como um semitom natural, ou seja, você não precisa realizar um acidente (colocar o #/b) para ter esse semitom.


Ps.: Lembrando que o Semitom ou meio tom é a menor distância entre duas notas.


Sendo assim, a passagem de Mi para Fá, não precisa de sustenido ou bemol. Porém é importante saber que aqui a gente tá falando de sonoridade o som que você escuta no instrumento. Pensando em sonoridade a resposta é: não existe.


Agora preciso que você entenda uma coisa, a função do sustenido é elevar o valor da nota natural em ½ tom (1 semitom) e o # pode ser colocado em todas as notas naturais, até no E e no B.


Eu sei que eu estou falando muito aqui sobre sustenido, mas a regra serve também para o bemol, porem o bemol tem função de diminuir ½ tom.


Sendo assim, é possível você encontrar alguma cifra ou material teórico com a escrita E#, porem sonoramente o que escutamos é a nota F.


Apenas para exemplificar, um bom modo de encontrarmos a nota E# é na escala maior de F#.


Ps.: A regra na escala maior é que não podemos repetir as notas naturais:


Sendo assim o que vai mudar serão os sustenidos respeitando a formula da escala.



Como vocês puderam ver nesse caso é obrigado o E ter o # e não realizar a troca para F.


Espero ter ajudado vocês com mais essa dica, se ainda ficou alguma dúvida ou se você tem alguma sugestão para aulas, deixa ai nos comentários, será um prazer trocar informação com vocês aqui.


Não se esqueça de entrar me nosso grupo no telegrama vou deixar o link aqui, lá nós te mantemos informados de tudo que acontece aqui na escola, novidades, cursos, aulas e muito mais... se inscreve aí. Nos vemos em breve.


Falou.

Danilo Soares


914 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo