top of page

Enem - Competência III

Oooooolá pessoal! Chegou a hora de falarmos sobre a competência III da redação do Enem, que é de extrema importância, visto que é a partir dos critérios dessa competência que o corretor vai ver se você sabe ou não sabe escrever um texto dissertativo-argumentativo.


Esse tipo de gênero textual - em especial o modelo Enem, que pede uma proposta de intervenção! - é muito específico, o que significa que para conseguir uma nota alta nessa competência você precisa seguir algumas regrinhas! A nota varia de acordo com quão bem articulado e estruturado está o seu texto.


Observe as seguintes informações retiradas do manual do participante do Enem 2018: --> Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

--> A Competência 3 trata da inteligibilidade do seu texto, ou seja, de sua coerência e da

plausibilidade entre as ideias apresentadas, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.


É INTERESSANTE QUE o seu texto tenha de 4 a 5 parágrafos - eu, particularmente, indico 4, estruturados da seguinte maneira:


No primeiro parágrafo, você faz a sua INTRODUÇÃO. Na introdução você precisa evidenciar o seu tema e já dar para o leitor uma dica de qual vai ser o seu posicionamento sobre esse tema, através da sua tese.

Por exemplo: Imagine que o tema seja "prevenção do suicídio no Brasil". Isso tem que ficar explicitado logo no início do texto, na primeira ou na segunda frase. Até aí, tudo bem, certo? O que causa mais dificuldade é a exposição da tese. No caso do suicídio, poderíamos colocar algo assim:

"...o fato de que pessoas - em especial - jovens tem cada vez mais cometendo atentado contra a própria vida se deve, principalmente, à falta de atenção dada aos transtornos psiquiátricos e ao bullying constantemente praticado nas escolas".

(Note que essa frase não seria a frase inicial da introdução, mas a final, pois antes de falar isso você precisaria introduzir a temática do suicídio.)


No segundo parágrafo, você deve retomar a sua primeira tese. Dedique por volta de 10 linhas para argumentar (tendo em mente os critérios de avaliação da competência II) sobre o que você já afirmou brevemente na introdução.

No terceiro parágrafo, você deve retomar a sua segunda tese. Dedique novamente por volta de 10 linhas para argumentar (tendo em mente os critérios de avaliação da competência II) sobre o que você já afirmou brevemente na introdução.

No quarto parágrafo, você deve fazer a proposta de intervenção (competência V).


Sempre faça um projeto de texto e um rascunho, além de reler seu texto antes de entregar, pois alguns erros de organização, ambiguidade, contradição e redundância a gente comete por pura falta de atenção!


COLOCAMOS ABAIXO A TABELA DE PONTOS DADOS PARA A COMPETÊNCIA III

200 pontos Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

160 pontos Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

120 pontos Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.

80 pontos Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.

40 pontos Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.

0 ponto Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.