top of page

Enem - Competência II

Atualizado: 18 de set. de 2019





Oooooolá pessoal! Hoje venho falar com vocês sobre a competência II da redação do Enem! Você sabia que, depois da competência V, a competência II é a que tira mais pontos dos participantes? Por que será... ?

Eu tenho a resposta pra você. A competência II vai avaliar a capacidade do participante de selecionar informações de peso que possam contribuir na argumentação que ele está construindo em cima do tema proposto. A nota varia de acordo com o quanto você consegue trazer de conhecimentos extras para dentro do seu texto (se for um conhecimento extra coletânea, melhor ainda!) e também de acordo com o quanto você consegue usar tal conhecimento para embasar seus argumentos.

Por exemplo: Imagine que o tema seja "prevenção do suicídio no Brasil". Provavelmente a coletânea de textos de apoio traria para você gráficos ou dados estatísticos sobre o aumento recente de casos de suicídio entre os brasileiros, e é muito importante que você use tais dados para fortalecer suas afirmações, deixando claro para o corretor que você não está tirando todas as suas afirmações e seus posicionamentos puramente da sua cabeça. Mas, para você tirar uma boa nota de competência II, é muito indicado que você consiga trazer repertório extra para a sua redação, ou seja, sair da coletânea, mostrando que você tem um conhecimento de mundo a mais. Se você der sorte e cair um tema que você realmente manja, beleza, coloque suas frases de filósofos e dados estatísticos que você saiba de cor. Mas, para conseguir esses pontos extras, não é preciso que você seja um especialista no tema, não!

Observe:

Pegando ainda como exemplo o tema do suicídio, seria válido você citar, por exemplo, a série "Os Treze Porquês", da Netflix, que fala justamente sobre isso. Ou, ainda, livros e filme que também abordam o tema, como "Quem é você, Alasca?", do John Green.

O que importa é você trazer essas citações, esses exemplos, esses dados concretos, esse REPERTÓRIO de fora do texto e da coletânea para te ajudar a argumentar.


Lembrando que...

... argumentar é O PONTO CHAVE da competência II. Não vai adiantar nada você expor vários dados e fatos extras se você não desenvolver um argumento se posicionando sobre o tema em cima desse conhecimento que você trouxe. Para aprender sobre a construção do texto dissertativo-argumentativo fique de olho no próximo post sobre a competência III!

COLOCAMOS ABAIXO A TABELA DE PONTOS DADOS PARA A COMPETÊNCIA II 200 pontos

Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

160 pontos Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

120 pontos Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

80 pontos

Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.

40 pontos Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.

0 ponto Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa.

Nestes casos a redação recebe nota 0 (zero) e é anulada.