top of page

ENEM - Competência I

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Animados para a prova do Enem, que está cada dia mais próxima? Se você estiver receoso em relação à redação do Enem, fique tranquilo! Com a nossa série de Dicas para arrasar na redação do Enem não vai haver mais motivos para a insegurança!

Como dito semana passada, a sua nota do Enem é dividida pelos corretores em quatro Competências, valendo de 0 a 200 cada. Se você conseguir ir bem em todas as Competências, fecha com nota 1000 no total!

Hoje eu vou falar pra você um pouco sobre a Competência I. Esse será o momento em que o corretor avaliará o seu domínio da norma culta da língua. Ou seja, quaisquer desvios de:

Ortografia

Pontuação

Acentuação

Concordância Verbal e Nominal

Crase

Regência Verbal e Nominal

Más escolhas pronominais

Marcas de oralidade ou coloquialismo

Inadequação de escolhas lexicais

Uso de termos vagos ou imprecisos


Serão notados e te farão perder pontos. Se você sabe que tem um ou outro probleminha com acentos e pontuação, por exemplo, fique atento na hora de escrever e sempre revise o seu texto depois de pronto. Revisando, às vezes percebemos erros que cometemos por pura falta de atenção!

Dica especial quanto a pontuação no geral:

Nunca faça um parágrafo inteiro composto por uma só frase. Isso acontece muito, porque na empolgação vamos colocando ideia atrás de ideia e quando vemos lá se foram as 5 linhas do parágrafo... Mas isso é muito ruim para quem lê o texto. Procure colocar ao menos um ponto final no meio do seu parágrafo!

Uma redação com Competência I nota 200 é assim:

"Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções escritas são eventuais e não caracterizam reincidência. Nesse caso, para que se atinja a nota máxima, são aceitos apenas dois desvios gramaticais de natureza diferente."

Você quer mais dicas especiais sobre algum dos tópicos listados acima? Comente aqui embaixo e até semana que vem!