top of page

Como Gerenciar sua rotina e cronograma de Estudos.

Atualizado: 2 de set. de 2019

Em qualquer área de atuação, seja musica, idiomas ou nos estudos regulares é necessário que o estudante reserve um momento para recapitular, praticar e amadurecer as ideias que lhe foi ensinado.

Por mais que o aluno tenha aptidão para aprender um tema, se ele não exercitar o que foi aprendido, provavelmente acabará esquecendo. A experiencia nos ensinou que o importante não são impulsos de várias horas praticando algo que leva aos resultados (curto prazo), mas sim a dedicação diária em manter o que foi adquirido (longo prazo). Entretanto, se o aluno não possui um passo a passo do que fazer e o que estudar, ele acaba entrando em um paradoxo, ao qual, não consegue progredir e aproveitar o máximo possível do seu tempo e ao chegar nesse ponto percebemos que é necessário um guia, chamado: "cronograma de estudos". Cronograma de estudos nada mais é do que uma lista de atividades que precisam ser desenvolvidas ou praticadas em um determinado momento, um método ou passo a passo. Sendo assim, trago algumas sugestões para ajudar você aluno que gostaria de alavancar seus estudos.

Reserve pelo menos uma hora do seu dia estudar: Nos dias atuais tudo acontece muito rápido e acaba nos faltando uma das coisas mais importantes do mundo: "o tempo". Para evitar a falta de tempo crie uma agenda de suas atividades diárias listando em um caderno listando o que precisa fazer em cada horário do dia. Veja quais são as prioridades e o que pode ser descartado. Reserve uma hora para o que está estudando não deixe os estudos para a "hora que sobrar" pois não vai sobrar. Por fimcrie o habito de estudar sempre no mesmo horário, até isso se tornar uma rotina.

Desligue-se de toda distração: O maior inimigo no momento dos estudos são as distrações: um celular que toca, um vizinho com som ligado (muito alto) e até mesmo as redes sociais e youtube, por incrível que pareça, podem prejudicar o estudo ao invés de ajudar. Seja sincero quantas vezes você falou para si mesmo, vou ver só mais um vídeo e vou fazer outra coisa, e quando percebeu estava ali por mais de 1 horas, talvez fosse essa a unica hora que você tinha para praticar. Sendo assim, ao iniciar seu estudo, preferencialmente desligue seu celular, ou deixe em um lugar longe, que você não tenha que abri-lo toda hora. Evite entrar em redes sociais e no youtube. Estude em lugares tranquilos onde não será atrapalhado facilmente.

Estipule metas e desafios diários para você: As metas e desafios são a gasolina que nos faz pegar no caderno ou no instrumento todos os dias para praticar, elas podem ser definidas de forma bem variada.

Seja aumentar a velocidade na hora de tocar um instrumento, aprender um tipo de vocabulário específico, resolver uma tabela de exercícios com mais exatidão e em menor tempo. Vale ressaltar que para ter exito em suas metas elas precisam ser desafiadoras porem factíveis, por isso é imprescindível a ajuda de um professor ou profissional para auxilia-lo.

Montando um cronograma: Encontramos na internet vários tipos de cronogramas de estudo. Contudo antes de começar é importante você reconhecer em que nível está para não pular etapas. Olhe para si mesmo e pergunte, eu sou um estudante: Iniciantes, básico, Intermediário ou avançado. Para cada área dessa abrirá um leque de estudos muito grande. Após definir em que etapa de estudo você está é importante verificar se existe algum pre-requisito para o que está estudando, por exemplo: Os alunos de musica ao procurar cronogramas na internet acabam encontrando o tema: Campo Harmônico (CH), porem para entende-lo em sua plenitude o aluno precisa ter conhecido das escalas e os intervalos, ou seja, não adianta estudar CH sem passar por essas matérias, pois provavelmente você precisará dar alguns passos para traz e ver seus pre-requisitos.

Tempo médio por matéria:

Não existe uma regra estabelecida. Entretanto você deve analisar se o conteúdo já foi incorporado ou não. Perguntas que você pode fazer para si mesmo: Não erro mais? Consigo explicar o que estou fazendo? Preciso pensar muito para executar essa atividade?

Espero que tenham gostado. Deixem um gostei e compartilhe nas redes sociais.

Se tiverem mais dúvidas podem deixar aqui nos comentários que teremos o maior prazer em responder.

Prof. Danilo Soares

Guitarra e música popular.